Sobre mim

Jornalista formada em Comunicação Social pela UFMG, com 10 anos de experiência em comunicação política, institucional e popular, atuando junto a movimentos sociais, partidos políticos e entidades do terceiro setor. Faço parte do Conselho Diretor da CATW International (Coalizão Contra o Tráfico de Mulheres e Meninas), e integro a associação Internet Sem Fronteiras, ONG que atua em defesa dos direitos digitais.

Fui Relações Públicas para o escritório de advocacia internacional PGMBM, atuando em casos de grande repercussão, incluindo o processo judicial contra a BHP Billiton na Inglaterra, movido por mais de 200 mil pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Mariana (MG); o processo contra a TÜV SÜD na Alemanha em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho (MG); o caso das comunidades ribeirinhas em Barcarena e Abaetetuba que adoeceram com a contaminação do rio e do solo relacionada à produção de alumínio da Norsk Hydro, que tramita na Holanda; e o caso movido pelos moradores de Maceió (AL), que perderam suas casas por conta do afundamento do solo, efeito da mineração de sal-gema pela petroquímica Braskem.  

Coordenei o coletivo de comunicação da Frente Brasil Popular em Minas Gerais, atuando junto à coordenação política da entidade para desenhar a estratégia de comunicação, realizando produção e cobertura de eventos, e atividades de formação em comunicação. Fui repórter e editora para o portal Universa, no Uol, e escrevi matérias sobre direitos das mulheres e segurança digital para o jornal Brasil de Fato. Já trabalhei dando consultoria para a Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Belo Horizonte, desenvolvendo atividades de formação em comunicação para gestoras e gestores dos centros culturais de BH, desenvolvendo junto aos centros estratégias para uma comunicação institucional integrada à comunidade. Coordenei a comunicação digital do Festival Descontorno Cultural 2019, realizado pela FMC e Prefeitura Municipal de BH. 

Fui assessora parlamentar da Deputada Marília Campos (PT/MG), presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da qual fui responsável pela comunicação institucional, atuando também como assessora política com foco em direitos das mulheres. Também fui assessora de comunicação da Deputada Beatriz Cerqueira (PT/MG), presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, e integrante da CPI da Barragens de Brumadinho, em que atuei dando suporte para os movimentos de atingidos por barragens; e do mandato da ColetivA (PT/MG) na Câmara Municipal de BH. 

Tenho experiência com planejamento estratégico de comunicação, assessoria de imprensa, redação, edição, fotografia, cinegrafia,  gerenciamento de mídias sociais e ofereço formações em comunicação, redes sociais e segurança digital. Estou disponível para novos projetos e parcerias, fala comigo em ei@arianesilva.com :]